A psicanálise é uma cura pela fala
- Lucas Aguilar
- 18 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
A psicanálise é um método de pesquisa e tratamento do sofrimento humano. Essa disciplina foi desenvolvida pelo médico austríaco Sigmund Freud (1856 - 1939) ao formular as teses sobre o inconsciente.

Como Freud era um médico, tratava de doenças corpóeras. No entanto, Freud descobre que diversos sintomas que pareciam orgânicos na verdade possuíam uma origem, digamos, mental. Entre os anos 1893 - 1895, Freud publica uma série de textos clínicos em co-autoria com Josef Breuer. Esses textos formam o livro Estudos sobre histeria. Nesse livro, Freud apresenta alguns casos nos quais constatou a relação entre a repressão e o trauma na origem dos sintomas de suas pacientes.
A psicanálise tem como marco de surgimento o famoso livro publicado em 1900, A interpretação dos sonhos. Nesse livro, Freud apresenta com maiores detalhes conceituais a relação entre os sonhos e a realização do desejo, bem como a maneira com a qual a repressão atua sob o desejo. Freud ilustra alguns sonhos (inclusive dele próprio) e nos mostra como há uma parte da vida psíquica que nos determina sem que saibamos. Assim, apresenta pela primeira vez o conceito de inconsciente. Os sonhos seriam uma maneira do inconsciente se expressar, pois aquilo que aparentemente não tem sentido nos sonhos pode ser interpretado pelo próprio sonhador.
Para a psicanálise, as situações traumáticas, a repressão e as memórias estão ligadas ao modo como os sintomas se apresentam. Mas, além disso, esses processos ditam as maneiras como agimos no mundo, nossas escolhas e impasses. Tudo isso ocorre sem que saibamos, de maneira inconsciente. Desse modo, Freud desenvolveu uma cura pela fala, uma vez que o psicanalista leva o paciente a examinar os motivos de seu próprio sofrimento. É nesse exame que os fenômenos do inconsciente são interpretados. Da mesma maneira que os sonhos revelam o insconsciente do sonhador, seus sintomas, esquecimentos e os erros aparentemente mais banais também são determinados pelo inconsciente. Isso nos leva a um método terapêutico de análise que convoca o paciente ao lugar de protagonismo no processo de sua cura. Ou seja, em psicanálise, a cura só é possível por fazer o analisante buscar em sua própria história uma maneira de fazer a vida fluir.
Por: Lucas Aguilar - Psicólogo, Psicanalista.
Comentários